IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercado financeiro melhora suas perspectivas sobre a economia brasileira

19/09/2016 09h23

Rio de Janeiro, 19 set (EFE).- Os analistas privados consultados semanalmente pelo Banco Central (BC) melhoraram ligeiramente suas perspectivas sobre a economia do país nas previsões divulgadas nesta segunda-feira.

De acordo com os especialistas do mercado, a economia brasileira sofrerá uma retração de 3,15% este ano, um resultado que melhora em três centésimos o cálculo da semana anterior. Já em 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrará uma expansão de 1,36%, seis centésimos a mais que o calculado há uma semana.

Essas projeções fazem parte do Boletim Focus, uma pesquisa semanal realizada pelo Banco Central com uma centena de analistas de instituições privadas, cujos resultados servem de referência para a política monetária do BC e de guia para as previsões que o governo realiza.

O boletim também prevê uma leve melhora da inflação neste ano, que se situaria em 7,34%, número que, no entanto, supera o limite considerado como tolerável pelo governo, que é de 6,5%.

A economia brasileira está imersa em sua mais grave recessão em sete décadas, já que o PIB registrou queda de 3,8% no ano passado e acumula seis semestres seguidos de resultados negativos.

A crise econômica também teve reflexos na inflação, que foi de 10,67% no ano passado, o pior resultado desde 2003, e o índice de preços já acumula alta de 5,42% entre janeiro e agosto deste ano. EFE

mp/rpr