IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coreia do Norte afirma ter testado com sucesso motor de novo foguete espacial

20/09/2016 02h28

(Amplia informação com novos detalhes do teste).

Seul, 20 set (EFE).- A Coreia do Norte afirmou nesta terça-feira ter testado com sucesso um motor de alta potência de um novo foguete espacial para levar satélites geoestacionários, segundo informou a agência estatal norte-coreana de notícias "KCNA".

O líder norte-coreano Kim Jong-un supervisionou o teste subterrâneo no Centro Espacial Sohae, cujo fim era "confirmar a função da câmara de combustão, a exatidão do funcionamento das válvulas e os sistemas de controle e confiabilidade do motor durante o tempo de trabalho de 200 segundos", detalhou a agência.

O êxito da fabricação do motor, que alcançou "os valores estimados" durante o teste oferece à Coreia do Norte a capacidade suficiente para lançar vários tipos de satélites, inclusive aqueles de observação da Terra, como parte do programa espacial de cinco anos do regime, destacou a "KCNA".

Trata-se da primeira aparição pública de Kim informada pelos veículos de comunicação estatais deste país desde que Pyongyang realizou seu quinto teste nuclear no último dia 9 de setembro.

O Ministério da Defesa da vizinha Coreia do Sul reconheceu sua "preocupação" e afirmou que está "analisando" o novo avanço norte-coreano, afirmou à Agência Efe um porta-voz em Seul.

Enquanto isso, a Coreia do Norte afirmou a nova conquista é parte de um programa de desenvolvimento aeroespacial de cinco anos com o objetivo de "conquistar o espaço".

No entanto, na comunidade internacional considera-se que estes avanços têm como objetivo desenvolver as tecnologias para o lançamento de mísseis de longo alcance.

"A Coreia do Norte pretende demonstrar que deu mais um passo no desenvolvimento de ICBM (mísseis balísticos intercontinentais) com o objetivo final de colocar no ponto de mira o território continental dos Estados Unidos", explicou à Efe, o vice-diretor do Instituto Asan de Estudos Políticos, Choi Kang.

Além disso, especialista disse que, "é um sinal de rejeição às últimas sanções" impostas em março pela ONU ao país comunista, precisamente pelo lançamento de um foguete espacial com tecnologia de mísseis balísticos e um teste nuclear anterior.

O teste anunciado hoje colocou a possibilidade que o regime de Kim Jong-un realize um novo lançamento de um foguete espacial, talvez no dia 10 de outubro, quando o país celebra aniversário do Partido dos Trabalhadores.