IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Porto Rico espera restabelecer fornecimento de energia amanhã de manhã

21/09/2016 22h01

San Juan, 21 set (EFE).- A Autoridade de Energia Elétrica (AEE) de Porto Rico espera restabelecer o serviço de fornecimento elétrico em boa parte da ilha na quinta-feira de manhã depois que um blecaute geral deixou hoje um milhão e meio de pessoas sem luz.

O prazo foi confirmado pelo governador de Porto Rico, Alejandro García Padilla, que alertou, no entanto, que algumas áreas da ilha ainda seguirão sem luz nas próximas 24 horas.

"Prudência, porque isto é um assunto que vai demorar horas", acrescentou o governador, que também afirmou que "não há razão para pensar que haja algum tipo de sabotagem interna da AEE".

A hipótese levantada como causa do blecaute é um incêndio na central elétrica de Aguirre, em Salinas, no noroeste do país, segundo informou o presidente da União de Trabalhadores da Indústria Elétrica e Irrigação (Utier), Ángel Figueroa.

Esse problema causou uma falha em cadeia em sucessivas centrais do país que deixou 1,5 milhão de pessoas sem luz em uma ilha com uma população de 3,5 milhões.

O blecaute aconteceu por volta de 14h30 (horário local, 15h30 de Brasília) e não afetou as operações no aeroporto internacional Luis Muñoz Marín, que funciona com normalidade, embora algumas das tarefas estejam sendo realizadas manualmente.

Como consequência desse blecaute, milhões de pessoas foram dispensadas de seus trabalhos para retornar a seus lares, um processo dificultado pelo fato de o trem urbano da capital San Juan e os semáforos não estarem funcionando.

Além disso, o blecaute gerou 15 pequenos incêndios na ilha, um deles no conhecido hotel Condado Vanderbilt de San Juan.

Porto Rico sofre há muito tempo um grave problema de abastecimento elétrico e a população paga, em média, o dobro em sua conta de luz que nos Estados Unidos.

Além disso, a empresa pública AAE acumula uma dívida de US$ 9 bilhões.