IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Macri se reúne na Argentina com secretário do Tesouro dos Estados Unidos

26/09/2016 13h34

Buenos Aires, 26 set (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, se reuniu nesta segunda-feira com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jack Lew, que se encontra de visita oficial no país sul-americano, informaram fontes oficiais.

Ambos analisaram a possibilidade de ampliar os mecanismos de cooperação em temas financeiros entre os dois países.

Acompanhado pelo ministro argentino de Fazenda e Finanças, Alfonso Prat-Gay, Macri recebeu o dirigente americano no setor militar do aeroporto Jorge Newbery, pouco antes de partir rumo à Colômbia para assistir à assinatura do acordo de paz entre o governo desse país e as Farc, detalhou a presidência argentina.

O ministro sustentou que foi analisada "a ideia de trabalhar em conjunto" em tudo o que for relacionado com os mecanismos de prevenção em nível de procedimentos financeiros "para combater o narcotráfico e o terrorismo", entre outros temas, explicou a presidência argentina em uma nota de imprensa.

Neste sentido, Prat-Gay destacou que também conversou sobre colaborar e "pensar juntos como maximizar recursos dos organismos multilaterais de créditos para empréstimos de infraestrutura".

Lew, que chega à Argentina dentro de uma viagem na qual passará pelo Brasil, Colômbia e México, deve elaborar um relatório sobre a evolução das mudanças econômicas anunciadas pelo governo de Macri.

Segundo a agenda distribuída pela Embaixada dos Estados Unidos na Argentina, o dirigente americano conversará com funcionários do Executivo assim como com líderes do setor privado do país sobre o estado das políticas de crescimento econômico e de luta contra a lavagem de dinheiro.

Além disso, Lew participará de uma conferência sobre "A economia global e a relação econômica entre os EUA e a Argentina" dentro de um evento na Universidade Nacional Torcuato Di Tella.