Bolsas

Câmbio

Nissan inventa cadeira automática para ficar na fila

Tóquio, 27 set (EFE).- O fabricante japonês de automóveis Nissan Motor desenvolveu uma cadeira automática com a qual "ficar na fila se transformou em algo cômodo e livre de estresse", inspirada em sua tecnologia ProPilot de condução autônoma para automóveis.

A companhia com sede em Yokohama, ao sul de Tóquio, revelou nesta terça-feira em dois vídeos a "ProPilot Chair", capaz de avançar e parar sem intervenção do usuário, mantendo uma distância de segurança.

As gravações mostram vários clientes fazendo fila no exterior de diversos estabelecimentos, e inclusive no interior de salas de exposições, confortavelmente sentados em cadeiras que, através de câmeras internas instaladas na parte inferior da estrutura, detectam a posição da cadeira anterior.

Sua incumbência é levar o usuário à primeira posição que, quando fica livre -a cadeira tem um sensor de peso que detecta quando há alguém sentado-, se movimenta paralelamente até o último lugar guiado por sensores para que outro cliente a ocupe.

O dispositivo, que "pode transformar a tediosa tarefa de ficar na fila em algo livre de estresse", ao mesmo tempo é "divertido", segundo mostram os vídeos, será provado em negócios do Japão no próximo ano, embora não sua comercialização não esteja prevista, confirmou à Agência Efe um porta-voz da companhia.

Nissan lançou hoje, junto às imagens, uma campanha através da rede social Twitter para que os restaurantes interessados enviem uma solicitação até 27 de dezembro para provar a cadeira em 2017.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos