Bolsas

Câmbio

Atividade industrial chinesa se estabiliza em setembro

Pequim, 1 out (EFE).- A atividade manufatureira da China estabilizou-se em setembro em uma moderada expansão, enquanto a dos serviços acelerou seu ritmo de crescimento, segundo os dados de seus respectivos índices gerente de compras (PMI) divulgados neste sábado.

O PMI manufatureiro se manteve em 50,4 pontos, sem mudanças a respeito de agosto, e entrou em seu segundo mês consecutivo com um valor superior a 50, que indica um aumento da atividade (abaixo desse número se considera uma contração), informou o Escritório Nacional de Estatísticas.

Nos serviços, o índice ficou em setembro em 53,7 pontos, dois décimos mais que em agosto embora abaixo dos 53,9 de julho, continuando assim na tônica de expansão dos últimos meses.

A indústria chinesa fechou assim no azul um trimestre que começou com uma queda em julho, após quatro meses em positivo, que os analistas atribuíram às graves inundações que o país sofreu no começo do verão e que afetaram gravemente os transportes.

O Escritório Nacional de Estatísticas da China elabora os índices gerentes de compras a partir de pesquisas mensais aos encarregados de adquirir provisões nas empresas, com uma amostra de 3.000 entrevistas para o setor manufatureiro e de 4.000 para o dos serviços.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos