Bolsas

Câmbio

Nos EUA, Meirelles destaca "impulso à confiança" na economia brasileira

Washington, 7 out (EFE).- O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira em Washington que a economia brasileira está registrando um "impulso de confiança" com as reformas anunciadas, mas insistiu que é necessário que sejam aprovadas pelo Congresso para deixar para trás a recessão aguda.

"Existe atualmente um impulso de confiança na economia do Brasil", destacou Meirelles em discurso na Câmara de Comércio EUA-Brasil em Washington, onde participa da assembleia anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM).

No entanto, ressaltou que "os mercados estão apostando em que as reformas serão aprovadas, algo que espero que seja assim" para que este estímulo seja transmitido à economia real.

As propostas econômicas buscam pôr um teto ao crescimento do gasto público através de uma emenda constitucional para canalizar as contas públicas, simplificar o regime fiscal e encorajar um maior investimento estrangeiro através de um sistema mais aberto.

"Para isso é fundamental ter regras previsíveis e firmes que estejam baseadas na competitividade e no mercado, e não nos interesses do governo da vez", disse o ministro.

Meirelles ressaltou que os indicadores macroeconômicos apontam para uma paulatina redução da inflação, abaixo dos 10% que alcançou no ano passado, o que reflete um retorno à normalidade.

"A economia está em um momento de mudança, após a profunda recessão, e no próximo ano voltaremos ao crescimento positivo", acrescentou.

As últimas previsões do Fundo situam o crescimento negativo do Brasil em 3,3% para este ano e uma leve subida de 0,5% para o próximo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos