Bolsas

Câmbio

Exportações brasileiras de café caem nos primeiros 9 meses do ano

São Paulo, 11 out (EFE). - As exportações brasileiras de café entre janeiro e setembro chegaram as 23,7 milhões de sacas (de 60 quilos) e um faturamento de US$ 3,59 bilhões, uma redução de 11,1% e de 22% em termos de volume e receita, respectivamente, se comparado a 2015, informou o Conselho dos Exportadores de Café (CeCafé) nesta terça-feira.

As vendas externas do café em setembro, no entanto, alcançaram os 2,5 milhões de sacas, 21,5% a menos em volume e um faturamento inferior a 18% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Segundo a CeCafé, no acumulado dos três primeiros trimestres do ano a variedade arábica representou 86% das vendas ao exterior, seguida do café solúvel (11,7%) e da variedade robusta (2,2%), enquanto o grão tostado e moído respondeu por 0,1%. Quanto aos compradores, Estados Unidos (19%), Alemanha (18%) e Itália (8%) foram os principais destinos das exportações brasileiras de café entre janeiro e setembro.

O presidente do CeCafé, Nelson Carvalhaes, acredita que o setor deve voltar à "normalidade" após dois meses de greve no porto de Santos.

"Portanto, quando tudo estiver regularizado, os números serão atualizados, refletindo a normalidade registrada em agosto e mantendo o crescimento contínuo conquistado", afirma.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos