"BBC" cortará 300 postos de trabalho de sua área de produção

Londres, 13 out (EFE).- A emissora pública britânica "BBC" vai cortar 300 postos de trabalho de sua área de produção como parte de um plano de reestruturação, anunciou nesta quinta-feira o canal aos funcionários.

A "BBC" Studios, encarregada de produzir alguns dos programas mais populares do canal e séries de televisão, informou em comunicado que as mudanças poderiam ajudar, em contrapartida, a contratação de pessoal para cobrir períodos definidos.

O maior impacto dessa reestruturação, destinada a fazer com que o negócio opere de maneira mais eficiente, será sentido na Inglaterra, nas áreas de produção e gestão editorial.

A emissora, que economizou 1,6 bilhão de libras, considerou que ainda são necessárias mais economias.

Gerry Morrissey, secretário-geral do Bectu, o sindicato dos funcionários, expressou sua "preocupação" com os cortes.

"O sindicato vai buscar garantias para que os demitidos sejam voluntários", disse Morrissey , lamentando que a emissora não esteja sendo "clara" com seus funcionários, muitos dos quais enfrentam "um futuro incerto, especialmente a partir de abril de 2017, quando querem transformar a "BBC" Studios em uma sociedade limitada".

Já o diretor da "BBC" Studios, Mark Linsey, disse que o fato de haver alguns estúdios da televisão "fortes, criativos e competitivos" é "crucial" para manter o papel da emissora "como um dos principais criadores de grandes programas do mundo".

"Estes planos assegurarão que possamos competir com sucesso no futuro", justificou.

Na nota, a emissora explicou que a "BBC" Studios busca um "modelo flexível", mais em linha com a indústria, que poderia se traduzir na contratação de pessoal por períodos determinados para programas específicos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos