Bolsas

Câmbio

Canal do Panamá volta a operar após acidente provocar fechamento parcial

Panamá, 15 out (EFE).- O Canal do Panamá está operando normalmente após a reabertura de um trecho que tinha sido fechado depois de um veículo cair em sua águas, sem deixar feridos.

O automóvel foi tirado da câmara das eclusas de Gatún, no Caribe, e o "trânsito de navios foi retomado", de acordo com uma nota da Autoridade do Canal do Panamá (ACP). Para tirar o carro, a ACP interrompeu por seis horas a circulação de embarcações "em um sentido de navegação de Gatún", enquanto a outra pista de navegação se manteve aberta e operando.

O acidente aconteceu às 4h06 deste sábado (6h06 em Brasília) quando um carro particular passava pela centenária eclusa de Gatún, que serve como ponte no litoral da província de Colón. Apenas o motorista, que saiu ileso, estava no veículo, de acordo com a ACP, que abriu uma investigação para apurar o caso.

A via voltou a operar às 10h15 (horário local, 12h15 em Brasília), quando um guindaste com capacidade para levantar 20 toneladas tirou o carro da água, com a ajuda de mergulhadores.

A passagem de navios no Caribe pela eclusa de Agua Clara, da ampliação inaugurada em junho deste ano, não foi afetada.

Pelo Canal do Panamá, que opera desde 1914, passa aproximadamente 6% do comércio mundial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos