Bolsas

Câmbio

Cazaquistão deseja ser centro regional de empresas turcas na Ásia Central

Almaty (Cazaquistão), 20 out (EFE).- O Cazaquistão pode se transformar em um centro regional para o desdobramento de empresas turcas nos mercados da União Econômica Euroasiática, Ásia Central, Rússia e China, sustentou nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores cazaque, Erlan Idrissov.

Durante a terceira reunião do Grupo Misto de Planejamento Estratégica entre Cazaquistão e Turquia realizada hoje em Almaty sob a presidência de Erlan Idrissov e de seu colega turco, Mevlut Cavusoglu, as partes discutiram os temas prioritários da cooperação turca-cazaque em diversos campos.

Assim, Idrissov propôs promover ativamente a criação de fundos conjuntos de investimento e infraestrutura entre ambos países.

"A livre circulação de bens, capitais, serviços e mão-de-obra está garantida no marco da União Econômica Euroasiática, por isso que as empresas turcas deveriam considerar o Cazaquistão como um mercado comum com uma população de mais de 180 milhões de pessoas", acrescentou o ministro das Relações Exteriores cazaque.

Cavusoglu, por sua vez, expressou a disposição das empresas da Turquia a manter contatos regulares com os parceiros cazaques.

Os chefes da diplomacia discutiram também sobre vários temas de cooperação em matéria de turismo, transporte e logística, indústria técnica-militar e defesa e luta contra o extremismo e o terrorismo, assim como sobre a participação da Turquia na "EXPO-2017" de Astana e sobre os deslocamentos dos cidadãos entre ambos países e a proteção de seus direitos.

Durante as conversas, as partes intercambiaram pontos de vista sobre assuntos internacionais e regionais atuais, incluída a situação no Afeganistão, Síria e Ucrânia.

Ambos ministros expressaram interesse mútuo no fortalecimento da cooperação e da coordenação de posições no marco de formatos multilaterais como as Nações Unidas, especialmente no contexto da adesão do Cazaquistão ao Conselho de Segurança da ONU em 2017, o fórum internacional CICA (Conferência de Interação e Medidas de Confiança na Ásia), a Organização para a Cooperação Islâmica, o Conselho Turco e outros.

kk/ff

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos