IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Voo entre Bélgica e Malta é desviado por briga entre passageiros

06/11/2016 09h47

Bruxelas, 6 nov (EFE).- Um avião da companhia Ryanair que fazia a rota entre Bruxelas, na Bélgica, e Malta teve que ser desviado depois de uma briga entre passageiros em pleno voo, informou neste domingo o jornal belga "Het Nieuwsblad".

O incidente, que só foi divulgado hoje, aconteceu na última quinta-feira, em uma aeronave que tinha decolado do aeroporto internacional de Bruxelas-Zaventem com destino a Malta, quando vários passageiros trocaram socos durante vários minutos por causas ainda desconhecidas.

Como é possível ver no vídeo gravado por um passageiro e publicado no site do jornal belga "Le Soir", vários homens começaram a discutir no corredor do avião, para em seguida trocarem agressões físicas violentas diante do espanto dos outros viajantes.

A tripulação de cabine interveio para diminuir a tensão e o piloto pediu calma através da sistema de som, mas, diante da situação inusitada, decidiu desviar a rota prevista e fazer uma escala na cidade de Pisa, na Itália.

Assim que a aeronave pousou, quatro passageiros foram obrigados a descer e acabaram detidos no aeroporto italiano.

"Isto é totalmente inaceitável", foram as palavras do piloto no vídeo, quando este se dirigia aos protagonistas do incidente através do sistema de som, pouco depois que as aeromoças anunciaram o desvio da rota e pediram que os passageiros retornassem a seus assentos e apertassem os cintos.

Após o incidente, a companhia afirmou que "não tolera tal comportamento em seus voos" e que "a segurança de seus passageiros e pessoal é sua primeira prioridade", em declarações divulgadas pelo "Het Nieuwsblad".

Esta não é a primeira vez que um voo tem que ser desviado por uma briga a bordo: em 2013 dois caças escoltaram um avião da Pakistan International Airlines que cobria a rota entre Lahore (Paquistão) e Manchester (Reino Unido), depois que dois homens iniciaram uma briga e tentaram entrar na cabine da aeronave, o que fez com que o piloto decidisse desviar o voo para Stansted, perto de Londres.

A China, por sua vez, introduziu em fevereiro uma "lista negra" de passageiros que inclui pessoas que se comportam de forma violenta, ameaçam e insultam o pessoal do voo ou provoquem outros tipos de distúrbios.