IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Jobs nem sempre foi visionário como filmes mostram, diz cofundador da Apple

07/11/2016 19h33

Montevidéu, 7 nov (EFE).- Cofundador da Apple, Steve Wozniak disse nesta segunda-feira, em Montevidéu, que Steve Jobs, falecido em 2011, nem sempre foi um líder ou um visionário como retratado nos recentes filmes sobre sua vida, mas que era um jovem empresário que aprendeu com a experiência.

"Os filmes fazem parecer que ele era um líder, quando, na verdade, era um jovem tentando aprender com nosso investidor, que foi realmente quem nos ajudou a vender a empresa", disse Wozniak em um encontro com jornalistas antes de seu discurso na terceira edição do "Movistar MOVE", realizado na capital do Uruguai.

Segundo o engenheiro, que estava ao lado de Jobs no início da Apple na garagem de uma casa no Vale do Silício, os filmes se equivocam ao retratá-lo, especialmente no começo da empresa.

"Quando começamos a companhia, ele nem sequer sabia que existiam os computadores da Apple com os quais começamos. O certo é que ele não queria criar uma empresa de computação, mas queria ganhar dinheiro", explicou.

Wozniak, inclusive, citou a "pouca visão caridosa e social" que Jobs tinha sobre tecnologia quando era jovem. "Eu queria presentear com o primeiro modelo do Apple I uma senhora que o levaria às escolas, porque eu acreditava na educação, mas ele se negou. Me fez comprá-lo por US$ 300 e depois eu o dei a ela", revelou.

Para Wozniak, o problema é que "todos querem" ouvir a história dos dois jovens sem dinheiro que começaram a empresa em uma garagem.

Apesar disso, Wozniak não negou o legado de seu companheiro e disse que as ideias de Jobs "mudaram nossas vidas para melhor".

"(As ideias) nos trouxe muitas coisas boas, por isso os filmes não são fiéis às origens. As pessoas reescrevem a história como elas gostariam que tivesse ocorrido. É tudo imagem", afirmou.

"Woz", como é conhecido coloquialmente, compartilhou no "Movistar MOVE" sua experiência sobre início da computação, a passagem e a relação com a Apple. Além disso, falou sobre a visão da revolução móvel e o futuro dos objetos conectados.