IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Indianos se manifestam contra retirada de notas de 500 e 1.000 rúpias

14/11/2016 13h56

Nova Délhi, 14 nov (EFE).- Aproximadamente, 2 mil pessoas protestaram nesta segunda-feira em Calcutá, no leste da Índia, contra as dificuldades enfrentadas pela população por conta da repentina retirada de circulação, na semana passada, dos bilhetes de maior valor.

Organizado pelo Centro para a Unidade Socialista da Índia (SUCI(C)), o público reivindicou ao governo uma "retratação da decisão" de retirar das ruas as notas de 500 e 1.000 rúpias (R$ 25 e R$50, respectivamente), indicou à Agência Efe um membro do partido, que não quis se identificar.

Após cinco dias da decisão do governo, os comerciantes se queixam da estagnação nas vendas e muitos cidadãos não têm dinheiro para comprar os produtos mais básicos, enquanto crescem as filas nos caixas automáticos e bancos.

Durante o protesto, os manifestantes ergueram cartazes com frases contra a situação e queimaram uma estátua do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O SUCI(C) convocou três dias de "agitação" social por todo o país e informou que organizará assembleias e mais protestos até que o Executivo retire a medida.

Perante o crescente descontentamento, o governo anunciou hoje que aumentou em 500 rúpias o máximo diário permitido para saques em bancos - até agora de 4 mil rúpias - e em caixas eletrônicos - até agora de 2 mil rúpias. As autoridades colocarão também em todo o país "micro caixas automáticos", onde aplicarão o mesmo limite, e ordenaram aos bancos a organização de filas especiais para idosos e deficientes.

Modi anunciou a eliminação dos bilhetes de 500 e 1.000 rúpias apenas três horas antes de efetivar a medida, à meia-noite da terça-feira passada, com a intenção de lutar contra a corrupção no país.