IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Santander leva modelo digital de financiamento a 12 mil revendas de veículos

17/11/2016 17h12

São Paulo, 17 nov (EFE).- O Santander Financiamentos, líder no mercado de crédito automotivo no Brasil, conclui neste mês a implantação de uma ferramenta inédita em 12 mil concessionárias e revendas em todo o País.

O sistema muda a forma atual de vender veículos, o que é comprovado pela rápida adesão ao sistema - cerca de 50% dos negócios fechados pelos comerciantes com o Banco já utilizam o novo processo. Até o fim deste ano, 100% das transações serão feitas pela plataforma.

O novo modelo simplifica e agiliza o processo de concessão de crédito aos clientes, reduzindo de 108 para 9 o número de campos a serem preenchidos na etapa inicial do processo (pré aprovação), e 25 até a liberação do financiamento.

Ainda no primeiro trimestre de 2017, o sistema será incorporado à plataforma Webmotors, o maior portal automotivo brasileiro, o que permitirá que os interessados em comprar veículos façam contato com os vendedores já com o crédito pré aprovado.

Com isso, lojista e comprador ficam livres para dedicar mais tempo à negociação propriamente dita, o que tende a resultar em melhores condições para ambas as partes. Além da velocidade da resposta, o método reduz a necessidade de documentação impressa - e tende a eliminá-la, tão logo as regras do setor permitam o uso de assinatura eletrônica.

"Diante de um cenário que ainda é desafiador, nos sentimos no dever de apresentar ao mercado uma solução que contribua positiva e efetivamente para a retomada sustentável das vendas", destaca André Novaes, diretor do Santander Financiamentos. "Estamos fazendo com que o processo de avaliação de risco de crédito no mercado de veículos acompanhe a evolução tecnológica do setor financeiro", disse.

A implantação do sistema nos lojistas teve início em 1º de agosto e, hoje, cerca de 10 mil concessionárias e revendas utilizam a ferramenta. Até o fim de novembro, o processo estará disponível para todas as 12 mil lojas, aproximadamente, que são conveniadas ao Santander Financiamentos.

"O mercado de seminovos e usados tem se comportado bem, apesar do momento difícil da economia, mas precisa de iniciativas como essa, que facilitem e impulsionem as vendas, com responsabilidade", afirma Kison, diretor da Salocar Multimarcas, tradicional revenda de veículos da Zona Norte de São Paulo. Ele acrescenta que o novo modelo de financiamentos já responde por todas as vendas financiada pela loja junto ao Santander Financiamentos.

Segundo Kison, além de simplificar o processo, a qualidade das informações obtidas na avaliação do perfil de risco do tomador dá mais flexibilidade para que o lojista garanta as condições de financiamento mais adequadas para cada cliente.