IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coca-Cola reestrutura atividade na China e cede engarrafamento a franquias

20/11/2016 04h02

Pequim, 20 nov (EFE).- A Coca-Cola anunciou uma completa reestruturação de suas operações na China, que inclui a cessão de suas atividades de engarrafamento e distribuição a duas companhias franquiadas, Swire e COFCO.

O anúncio, em comunicado divulgado na noite passada em Pequim, representa que a COFCO (uma companhia estatal chinesa) operará 18 fábricas de envasilhamento no gigante asiático, enquanto a Swire (um conglomerado de Hong Kong) terá outras 17.

"A operação marca nosso reenfoque nas forças centrais da companhia, que são estratégia e marcas, dentro de um sistema robusto de franquias globais", afirmou na nota o executivo-chefe da Coca-Cola, Muhtar Kent.

O gigante das bebidas não divulgou números, mas a Swire anunciou de forma separada que pagará 5,870 bilhões de iuanes (US$ 852 milhões) em sua parte da operação, enquanto a COFCO também não deu detalhes econômicos.

Com este acordo, a Swire, que iniciou sua relação com a Coca-Cola em 1965, soma os direitos de fabricação, distribuição e venda das bebidas de seu parceiro em sete províncias chinesas, aos quais já tinha em Hong Kong, Taiwan e uma ampla região do Meio Oeste dos EUA.

Esta operação faz parte do processo que a Coca-Cola está realizando no último ano de cessão de suas atividades de engarrafamento e distribuição a parceiros locais em países e mercados como América do Norte, Brasil e África do Sul.