Bolsas

Câmbio

McDonald's transfere base fiscal de negócios fora dos EUA para o Reino Unido

Nova York, 8 dez (EFE).- A companhia McDonald's anunciou nesta quinta-feira a intenção de transferir de Luxemburgo para o Reino Unido a base fiscal da maior parte de suas operações fora dos Estados Unidos.

Em comunicado, a companhia, com sede em Oak Brook, no estado de Illinois, informou que criou um consórcio corporativo no Reino Unido para mudar os negócios fora do território norte-americano.

"A filial britânica terá a responsabilidade sobre a maioria dos royalties recebidos através das licenças dos direitos de propriedade intelectual globais da companhia obtidos fora dos EUA", diz a nota.

A decisão implica que as receitas geradas ficarão agora sujeitos à legislação fiscal britânica. O McDonald's justificou a decisão levando em consideração as vantagens linguísticas do Reino Unido, a conexão com outros mercados e o grande número de funcionários que a companhia já tinha em seus escritórios britânicos.

A medida foi tomada depois de a Comissão Europeia (CE) ter lançado há um ano uma investigação sobre os acordos fiscais da companhia com Luxemburgo. Havia a suspeita de que o McDonald's estaria sendo beneficiado com um "tratamento favorável".

A CE investigava se as autoridades de Luxemburgo "derrubaram de maneira seletiva" as disposições da legislação fiscal do país e do acordo sobre dupla imposição entre Luxemburgo e EUA para beneficiar a principal rede de fast-food do mundo.

Se comprovadas as suspeitas, o McDonald's pode ser condenado a pagar uma multa de US$ 1,6 bilhão, de acordo com dados divulgados pelo jornal "The Wall Street Journal".

O McDonald's, no entanto, afirmou previamente que não recebem vantagens fiscais especiais e que cumpre todos os compromissos tributários correspondentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos