Uber começa a testar veículos autônomos Volvo XC90 em San Francisco

Washington, 14 dez (EFE).- O Uber começou a testar nesta quarta-feira, nas ruas de San Francisco, um pequeno número de veículos Volvo XC90 autônomos que amplia o programa piloto que a empresa de transporte iniciou em setembro na cidade de Pittsburgh, também nos Estados Unidos.

"A partir de hoje, passageiros que solicitarem um uberX em San Francisco serão emparelhados com um Uber autônomo se estiver disponível. A ampliação de nosso programa piloto de condução autônoma nos permite continuar melhorando nossa tecnologia em operações reais", disse a companhia.

O Uber acrescentou que o elevado número de bicicletas em San Francisco, a maior densidade de tráfego e a pequena largura das pistas em comparação com Pittsburgh representam alguns dos principais desafios do programa de desenvolvimento na cidade californiana.

Os veículos do programa do Uber contarão com uma pessoa por trás do volante que só dirigirá o automóvel se a tecnologia não responder às circunstâncias.

Um segundo engenheiro do Uber viajará no assento do passageiro frontal para controlar o programa.

O início do programa piloto do Uber está envolvido em polêmica porque a companhia não pediu permissão para pôr nas ruas de San Francisco os veículos autônomos.

O Uber explicou que não acredita que precise da permissão. "Estudamos de forma detalhada este assunto e acreditamos que não precisamos porque as normas são aplicadas a veículos dirigidos sem que alguém os controle ou os monitore", alegou.

"Estamos no início, e nossos veículos ainda não estão prontos para serem guiados sem que uma pessoa os monitore", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos