Bolsas

Câmbio

Diretório-executivo do FMI reafirma confiança em Lagarde após condenação

Washington, 19 dez (EFE).- O diretório-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) reafirmou nesta segunda-feira sua "total confiança" na gestão de Christine Lagarde, após a diretora-gerente da entidade ter sido condenada por negligência pela Justiça da França.

Lagarde teve sua gestão revalidada pelo órgão reitor do FMI após uma reunião convocada hoje depois do anúncio da sentença, que a considerou culpada pelo crime de negligência em um caso de indenização milionária paga pelo governo da França ao empresário Bernard Tapie quando a diretora-gerente era ministra das Finanças.

"O diretório-executivo reafirma sua total confiança na capacidade da diretora-gerente para continuar de maneira efetiva a cumprir seus deveres", indicou o FMI em comunicado.

Lagarde, que está em Washington, não compareceu à audiência que a condenou em Paris. Apesar da sentença, a diretora-gerente do FMI não terá que cumprir nenhuma pena ou pagar multas à Justiça francesa.

"O diretório-executivo se reuniu de forma regular desde que a diretora-gerente foi escolhida em 2011 para considerar os eventos em seu processo legal na França e se eles afetavam sua capacidade para liderar o FMI", indicou o órgão em nota.

O diretório-executivo do FMI disse que levou em consideração todos os fatores relevantes no caso e a "destacada liderança" de Lagarde no comando da entidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos