Bolsas

Câmbio

Dow Jones fecha em alta de 0,20%

Nova York, 19 dez (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou nesta segunda-feira em alta de 0,24%, em uma sessão marcada por preocupações geopolíticas que fizeram os investidores perderem o impulso por novas compras.

Ao final do pregão, o principal indicador da Bolsa de Nova York subiu 39,65 pontos, totalizando 19.883,06. Já o seletivo S&P 500 também avançou 0,20%, até 2.262,53, enquanto o índice composto da Nasdaq ganhou 0,33% e fechou aos 5.457,44 pontos.

Os três indicadores ficaram perto dos recordes obtidos no dia 13 de dezembro. O Nasdaq, especialmente, começou a sessão com força e indicava que alcançaria uma nova marca histórica no fechamento.

No entanto, diferentes fatos alheios ao mercado fizeram com que os investidores perdessem o entusiasmo. Um deles foi assassinato do embaixador russo na Turquia, Andrey Karlov, morto por um policial turco que lançou gritos em defesa dos moradores de Aleppo.

Os investidores expressaram temor pela reação da Rússia ao atentado, que ocorre no mesmo dia em que a ONU anunciou a intenção de retomar as negociações para solucionar o conflito na Síria.

Além disso, já no fim das operações, os investidores seguiam com preocupação outro incidente. Um caminhão invadiu uma feira natalina em Berlim e matou pelo menos nove pessoas.

As autoridades da Alemanha não confirmaram o motivo do ataque, mas há a possibilidade de se tratar de um atentado similar ao registrado em Nice, na França, no último dia 14 de julho.

Dos 30 títulos incluídos no Dow Jones, a maior alta foi da United Technologies (2,16%), Microsoft (2,12%), Intel (1,60%) e Disney (1,34%).

As quedas mais pronunciadas dentro desse grupo foram de Merck (-2,08%), Unitedhealth (-1,46%) e Exxonmobil (-0,83%).

m outros mercados, a onça do ouro subia para US$ 1.141,20, enquanto a rentabilidade da dívida pública a 10 anos caia até 2,536%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos