Bolsas

Câmbio

Jáuregui acredita que Trump é "oportunidade" para relações entre UE-A.Latina

Bruxelas, 19 dez (EFE).- O eurodeputado socialista espanhol Ramón Jáuregui afirmou nesta segunda-feira que a chegada do novo governo nos Estados Unidos, presidido pelo republicano Donald Trump, é uma "excelente oportunidade" para que a União Europeia (UE) desenvolva suas relações com a América Latina.

Em carta enviada à chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini, o co-presidente da delegação europeia na Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat), insistiu que a UE deve aproveitar a "possível política nacionalista e protecionista" de Trump para desenvolver uma "política firme" na região.

"A UE estaria na posição adequada para se aproveitar e ocupar o vazio reforçando os pilares político, comercial, de desenvolvimento e social da Associação Estratégica União Europeia-América Latina e Caribe", afirmou Jáuregui.

Concretamente, o eurodeputado insistiu na urgência de a UE concluir as negociações do acordo de associação com quatro países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), além de modernizar o acordo global entre México e começar as conversas para reformar o acordo de associação com o Chile.

Jáuregui também apostou por concluir a ratificação do acordo de associação com seis países das América Central (Panamá, Costa Rica, Guatemala, Honduras, El Salvador e Nicarágua) para sua aplicação integral (até agora é só provisória), e para avançar na aplicação do acordo de cooperação com Cuba, assinado há uma semana em Bruxelas.

Por fim, o eurodeputado reiterou o respaldo europeu ao processo de paz na Colômbia e propôs o reforço da presença da UE nesse país latino-americano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos