Bolsas

Câmbio

Dow Jones fecha em baixa de 0,56%

Nova York, 28 dez (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou nesta quarta-feira em baixa de 0,56%, em um pregão que abalou as expectativas de que o indicador alcance a marca dos 20.000 pontos ainda em 2016.

Ao final do pregão, o principal indicador da Bolsa de Nova York perdeu 111,36 pontos e ficou com 19.833,68. Já o seletivo S&P 500 caiu 0,84%, para 2.249,92 pontos, enquanto o índice composto da Nasdaq recuou 0,89% e fechou aos 5.438,56.

Os analistas disseram que o final da jornada de hoje indica que o mercado perdeu o estímulo que dominou o pregão nova-iorquino desde o triunfo do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais de 8 de novembro nos Estados Unidos.

O que em princípio chegou a ser chamado de "impulso Trump", e depois foi qualificado como "impulso natalino", parece ter passado, coincidindo com sessões nas quais o volume de operações é muito baixo devido às datas festivas.

O mercado sofre a ausência de uma liderança que impulsione os títulos e, além disso, praticamente terminaram para este ano as compras dos operadores e os movimentos que se pode fazer nestes dias são residuais, segundo os comentaristas.

Essa falta de direção ficou demonstrada hoje no setor energético, uma vez que a alta nos preços do petróleo se não correspondeu com a evolução das empresas do setor.

Embora o preço do petróleo do Texas tenha alcançado hoje o maior nível em um ano e meio, as duas principais petrolíferas dos EUA, Exxonmobil e Chevron, caíram hoje, 0,5% e 0,26%, respectivamente.

Por setores, nenhum terminou com números verdes. Os que tiveram pior resultado foram o setor de empresas de serviços públicos (-1%), o industrial (-0,88%) e o tecnológico (-0,78%).

Dos 30 títulos incluídos no Dow Jones, apenas a seguradora Travelers registrou alta, de 0,11%, enquanto as piores perdas foram do grupo de equipamentos industriais Caterpillar (-1,48%), da tecnológica Intel (-1,19%) e da farmacêutica Merck (-0,88%).

Em outros mercados, a onça do ouro avançava para US$ 1.143,10, enquanto a rentabilidade dos títulos da dívida pública americana com prazo de dez anos recuava até 2,514%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos