Bolsas

Câmbio

Após saída dos EUA do TPP, UE diz estar "aberta a fazer negócios"

Bruxelas, 24 jan (EFE).- A União Europeia (UE) se declarou nesta terça-feira "uma das economias mais abertas do mundo", em resposta à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar seu país do Tratado Transpacífico (TPP).

"A Europa está aberta a fazer negócios (...). A UE é uma das economias mais abertas do mundo e segue comprometida com o comércio internacional livre e justo", declarou o porta-voz chefe da Comissão Europeia (CE), Margaritis Schinas.

A União Europeia negocia atualmente 20 de acordos bilaterais de comércio com países de todo o mundo, inclusive na região da Ásia-Pacífico, entre eles um pacto comercial com o Japão que está "quase na fase final", acrescentou o porta-voz.

Além disso, estão em processo de ratificação os acordos mercantis assinados entre a UE e Cingapura, Vietnã e Canadá.

No entanto, desde a vitória de Trump nas eleições em novembro, a CE mantém na geladeira a negociação do acordo de livre-comércio com os EUA, o chamado TTIP, que Washington e Bruxelas começaram a discutir em 2013, no governo de Barack Obama.

"Estamos determinados a resistir à tendência rumo ao unilateralismo", acrescentou Schinas, quem lembrou que 31 milhões de empregos na UE estão vinculados às exportações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos