Bolsas

Câmbio

Geórgia fecha com FMI programa de assistência de US$ 285 milhões

Tbilisi, 1 mar (EFE).- A Geórgia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) chegaram a um acordo para um programa de três anos de financiamento para este país por um montante de US$ 285 milhões, anunciou o vice-primeiro-ministro e titular de Fazenda georgiano, Dimitry Kumsishvili, nesta quarta-feira.

"Este acordo é uma mostra do total respaldo (do FMI) à política econômica do governo e à estabilidade financeira do país", disse em entrevista coletiva o responsável das finanças georgiana.

Segundo ele, os recursos que o FMI concederá serão destinados à reforma do sistema previdenciário, à criação de um fundo de garantia para os depósitos bancários, assim como ao desenvolvimento do mercado de capitais.

"Tudo isto é muito importante para elaborar as previsões econômicas a médio e longo prazos", explicou Kumsishvili, que afirmou que para este ano o governo e o FMI esperam um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4%.

O político destacou que os números, que em janeiro constataram um crescimento de 5,2% com relação ao mesmo mês do ano anterior, demonstram o começo bem-sucedido das reformas empreendidas no país.

"Na realização do programa de financiamento, o FMI e nosso governo atuarão como parceiros na aplicação das políticas econômicas", enfatizou o vice-primeiro-ministro.

Ele também ressaltou a importância deste novo programa de financiamento para captar investidores, pois "eles podem ver que o FMI apoia a política econômica da Geórgia".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos