MasterCard trabalha em 20 projetos sobre mobilidade urbana na América Latina

Barcelona, 2 mar (EFE).- A multinacional MasterCard trabalha em 20 projetos na América Latina com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana nas cidades da região.

Em entrevista concedida à Agência Efe durante o Mobile World Congress (MWC), realizado em Barcelona, o responsável de desenvolvimento de negócio da MasterCard na América Latina e no Caribe, Jorge Noguera, explicou que a empresa põe sua tecnologia de pagamentos à disposição deste desafio.

Noguera, um dos diretores da MasterCard que participou deste evento tecnológico, destacou que a multinacional americana já contribui à melhora da mobilidade urbana no sistema de transporte público de cinco cidades colombianas.

Trata-se de Bogotá, Cali, Barranquilla, Medellín e Pereira, onde os usuários do sistema de transporte público podem usar seu cartão bancário para pagar o preço da passagem por meio de um pagamento eletrônico sem contato.

A ideia da MasterCard é estender esse modelo, baseado "no uso de cartões do setor financeiro para acessar o sistema de transporte urbano", a outras cidades latino-americanas, embora Noguera tenha lembrado que cada sistema de transporte tem suas peculiaridades.

Além disso, Noguera detalhou que a MasterCard também iniciará este ano um sistema de pagamento sem contato nos serviços de transporte de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, e acrescentou que já há acordos similares assinados com outras três cidades latino-americanas, mas preferiu não divulgar ainda os nomes destas.

Com sua tecnologia de pagamento, a MasterCard ressaltou que contribui à criação de cidades inteligentes também na América Latina, já que simplifica o método de pagamento e economiza custos no sistema de transporte.

Além disso, Noguera salientou que o fluxo anônimo de dados gerado pelos usuários ao pagar a tarifa com seu cartão bancário pode ser útil para que os governos tomem decisões de investimento em benefício de toda a comunidade.

A MasterCard mostrou nesta edição do MWC diferentes soluções de pagamento inovadoras que está implantando no mundo, como um mototáxi típico da Índia que permite pagar com o celular através de um código QR.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos