Bolsas

Câmbio

UE aprova venda de negócio da AB InBev na Europa para grupo japonês

Bruxelas, 2 mar (EFE).- A Comissão Europeia (CE) deu sinal verde nesta quinta-feira para que a cervejaria multinacional belga AB InBev, que controla a brasileira Ambev, venda o total de seu negócio no centro e no leste da Europa ao grupo de bebidas japonês Asahi, uma transação que Executivo da União Europeia tinha exigido para autorizar a recente fusão com a SABMiller.

A CE concluiu que a aquisição não gerará problemas de concorrência dada a presença de vários concorrentes no setor da cerveja nos mercados em questão, disse o Executivo da UE em comunicado.

O negócio na Europa central e do leste da AB InBev compreende várias marcas de cerveja e ativos em República Tcheca, Hungria, Polônia, Romênia e Eslováquia que pertenciam à cervejaria britânica SABMiller, com quem o grupo belgo-brasileiro se fundiu em 2016.

A CE tinha exigido em maio do ano passado que a AB InBev se desfizesse deste negócio diante do temor que, após a fusão, pudesse gerar problemas de concorrência e, em particular, aumentos de preço no mercado europeu, onde são gastos 125 bilhões de euros com cerveja por ano.

A fusão da AB InBev com a SABMiller criou o maior gigante mundial do setor, responsável pela produção de 30% da cerveja consumida no mundo todo, presente em mais de 80 países e com aproximadamente 225 mil funcionários.

A AB InBev anunciou hoje que em 2016, ano da fusão, teve ganhos 43% menores e obteve lucro líquido de US$ 4,853 bilhões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos