IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Air India faz 1º voo ao redor do mundo com tripulação totalmente feminina

Divulgação
Imagem: Divulgação

Em Nova Déli

05/03/2017 06h20

A Air India se transformou na primeira companhia aérea a realizar um voo comercial ao redor do mundo com uma tripulação integrada unicamente por mulheres, em um trajeto entre Nova Déli e San Francisco, informou neste domingo (5) uma fonte dessa estatal indiana.

Um porta-voz da Air India, Praveen Bhatnagar, afirmou à Agência Efe que o voo saiu do dia 27 de fevereiro rumo à cidade californiana com uma tripulação integrada apenas por mulheres, que fez o trajeto de volta na sexta-feira passada à capital indiana.

Bhatnagar explicou que a tripulação incluía um grupo duplo de pilotos, como normalmente é preceptivo para voos de grande duração.

O porta-voz afirmou que desta maneira a companhia dá uma mensagem de "igualdade de oportunidades" para todos seus funcionários, e acrescentou que, embora este voo tenha sido planificado, as viagens com tripulações femininas se repetirão de acordo com o planejamento normal da companhia aérea.

O voo com tripulação unicamente feminina acontece depois que em janeiro a Air India decidiu estabelecer que todos seus trajetos terão assentos reservados para mulheres que viajem sem acompanhante.

A Air India adotou esta política depois que uma passageira denunciou ter sido assediada precisamente durante um voo aos Estados Unidos.

As políticas de discriminação positiva são frequentes na Índia, onde quase todos os trens, metrôs e ônibus públicos oferecem assentos, vagões ou áreas inteiras apenas para mulheres.