Bolsas

Câmbio

Embraer apresenta avião comercial mais eficiente do mundo para rotas curtas

São Paulo, 7 mar (EFE).- A Embraer apresentou nesta terça-feira em São José dos Campos, em São Paulo, o avião comercial mais eficiente do mundo para voos regionais e o maior já construído na história do Brasil.

O E195-E2, com capacidade para 146 passageiros em classe única ou 120 em duas classes, fará seu voo inaugural nos próximos meses e começará a operar comercialmente no primeiro semestre de 2019, de acordo com comunicado divulgado pela empresa hoje.

"(A aeronave) tem potencial de mudar significativamente o perfil da frota das companhias aéreas no mundo todo. Tendo um custo por viagem 20% menor e um custo por assento similar ao de aviões maiores", disse o presidente da unidade de avião comercial da Embraer, John Slattery, na nota.

De acordo com o executivo, o E195-E2 se torna o avião ideal para o crescimento de empresas regionais como para o complemento de frota de empresas de baixo custo e das principais companhias aéreas.

Ao contrário do E195 de primeira geração, a nova aeronave tem três fileiras de cadeiras e um aumento de autonomia de voo de 800 quilômetros, o que possibilitará viagens de até 4.500 quilômetros de distância, segundo a Embraer.

Em termos de comparação com outros aviões de sua categoria e de mesmo peso, a aeronave brasileira transporta 10% mais passageiros.

Desde o lançamento, a segunda geração de aviões da Embraer têm 690 pedidos, 90 deles correspondem ao E195-E2 apresentado hoje. Além disso, há 415 opções e direitos de compra entre 70 clientes de 50 países diferentes, segundo a empresa.

Com participação de 50% do mercado, a Embraer é líder mundial do segmento de aeronaves comerciais com capacidade para até 130 lugares. O programa de segunda geração da companhia, com investimentos de US$ 1,7 bilhão, foi lançado em 2013.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos