Bolsas

Câmbio

Nigéria fecha aeroporto da capital por 6 semanas para obras

Abuja, 7 mar (EFE).- O Aeroporto Internacional Nnamdi Azikiwe, na capital nigeriana, será fechado ao trânsito aéreo a partir de amanhã e pelas próximas seis semanas para a reconstrução de sua única pista de aterrissagem, em avançado estado de deterioração.

As autoridades da Nigéria oferecerão um aeroporto alternativo em Kaduna, 120 quilômetros ao norte de Abuja, que ficará operando enquanto durem as obras da pista, que nunca passou por reparos desde a construção há 34 anos.

A medida ameaça enfraquecer a economia nigeriana e as viagens internacionais entre a capital e os principais destinos do mundo, já que a maioria das companhias aéreas que opera a rota decidiu não usar o aeroporto alternativo, disseram à Agência Efe fontes oficiais.

"O que estamos fazendo é uma reconstrução total e não existe alternativa a não ser fechar a pista", disse o ministro da Informação e Cultura da Nigéria, Lai Mohammed, em comunicado, no qual informou que os voos seriam desviados a Kaduna só até que a nova pista ficar pronta, em 19 de abril.

O mau estado da estrada entre o principal aeroporto internacional da capital comercial, Lagos, e Abuja, no centro da Nigéria, agrava a situação, tornando a viagem lenta e perigosa. Além disso, os roubos à mão armada e os sequestros são comuns no caminho que liga Kaduna e Abuja.

As linhas aéreas estrangeiras lideradas pela British Airways decidiram suspender as operações até que a reconstrução termine, alegando motivos de segurança. Por enquanto, apenas a Ethiopian Airlines utilizará o aeroporto alternativo, informaram fontes da aviação.

Para tranquilizar os passageiros, agências de segurança prometeram colocar patrulhas terrestres e aéreas ao longo da estrada que liga o aeroporto provisório à capital. No último dia 22, dois arqueólogos alemães foram sequestrados nessa região e libertados três dias depois.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos