IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE mantém taxa de juros em 0% apesar de aumento da inflação

09/03/2017 10h40

Frankfurt (Alemanha), 9 mar (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) informou nesta quinta-feira que manteve sua taxa básica de juros no mínimo histórico de 0%, apesar do aumento da inflação, que foi ocasionado pelo encarecimento do petróleo.

Além disso, o BCE decidiu deixar inalterada a taxa de juros da facilidade marginal de crédito, à qual empresta o dinheiro a um dia, em 0,25%.

O órgão monetário também manteve a taxa de juros para os depósitos dos bancos a um dia em -0,40%.

O banco prevê que "suas taxas de juros reitores se mantenham nos níveis atuais ou em níveis inferiores durante um período prolongado e bem além do horizonte das compras líquidas de ativos".

O BCE confirmou que vai comprar dívidas públicas e privadas da zona do euro no valor de 80 bilhões de euros mensais até o final de março e que em abril reduzirá esta quantia até 60 bilhões de euros durante nove meses ou mais, caso necessário.

Desde abril de 2016 e até março deste ano, o órgão monetário comprou dívidas por 80 bilhões de euros mensais e anteriormente, durante um ano, no valor de 60 bilhões de euros ao mês.

O banco europeu reitera o compromisso de comprar mais dívidas durante mais tempo caso a situação econômica piore ou se as condições financeiras ficarem mais difíceis.

Os analistas preveem que o presidente do BCE, Mario Draghi, será menos agressivo ao defender a política monetária expansiva e as medidas não convencionais depois que a inflação na zona do euro chegou a 2% e a recente melhora em outros dados econômicos.

Além disso, acredita-se que o BCE revisará em alta suas previsões de crescimento e inflação.

Em dezembro, era previsto um crescimento de 1,7% para 2017, com uma inflação de 1,3%. Já para 2018 e 2019, a previsão é de um crescimento de 1,6%, com uma inflação de 1,5% e 1,7%, respectivamente.

Draghi dará detalhes das deliberações do conselho de governo em entrevista coletiva na sede central do BCE em Frankfurt.