IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Câmara de Comércio espanhola aposta em comunicação corporativa no Brasil

15/03/2017 16h28

São Paulo, 15 mar (EFE).- A Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil defendeu nesta quarta-feira a estratégia do fortalecimento da comunicação corporativa para consolidar o posicionamento das empresas no país, um dos mercados que apesar da crise continua sendo atrativo para os investimentos estrangeiros.

O vice-presidente executivo de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável do Banco Santander Brasil, Marcos Madureira, destacou o papel e o equilíbrio das comunicações "internas e externas" no atual mundo corporativo.

Na conferência 'Desafios e perspectivas da comunicação corporativa em 2017', que abriu o ciclo anual de reuniões do Comitê de Comunicações e Marketing da Câmara, Madureira expressou que "é impossível passar uma imagem para dentro que não esteja vinculada com a imagem que se tem fora (da empresa)".

O executivo lembrou que no caso do Santander Brasil, por exemplo, "é proibido qualquer tipo de contato com a empresa que não seja pela área de imprensa. O presidente não fala com a imprensa se não for pela área de imprensa".

Para alcançar esse objetivo, Madureira ponderou o "perfil pessoal" e a "experiência" da pessoa encarregada das relações públicas em uma empresa, uma característica que vai além de "ser simpático ou que todo o mundo o conheça", inclusive pouco contribui que esse profissional administre "segredos" corporativos.

"Queremos um profissional que vá discutir com essas pessoas e que conhece negócios e assuntos que interessam à corporação", ressaltou o executivo, para quem o "desenvolvimento sustentável", assim como a cultura e o mercado, são pilares "interligados" em qualquer estratégia de comunicação empresarial a ser desenvolvida.

A Câmara prepara para os dias 24, 25 e 26 de abril, em São Paulo, o fórum empresarial bilateral como parte da visita ao Brasil do presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy.