IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

França reforça controles de importação de carne do Brasil

21/03/2017 16h49

Paris, 21 mar (EFE).- O ministro de Agricultura da França, Stéphane Le Foll, informou nesta terça-feira que o governo francês ordenou o reforço dos controles da importação de carne procedente do Brasil, após a repercussão da operação Carne Fraca, da Polícia Federal brasileira.

O caso afeta 21 frigoríficos e colocou em evidência os sistemas de controle de segurança alimentar no Brasil, país com o qual a União Europeia (UE) negocia o acordo comercial do Mercosul.

Após a Comissão Europeia (CE) ter solicitado às autoridades brasileiras a suspensão das exportações, o ministro francês destacou em comunicado que solicitou o reforço "imediato" dos controles de importação.

A França informou que, à espera de um esclarecimento por parte do governo brasileiro, pedirá formalmente à CE que tome "todas as medidas necessárias para garantir a proteção dos consumidores".

O ministro e porta-voz governamental acrescentou em comunicado que esta crise não deve alterar a confiança do povo nos produtos de carnes em geral.