IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão interrompe importação de carne de frango de uma planta no Brasil

22/03/2017 08h48

Tóquio, 22 mar (EFE).- O Japão paralisou a entrada de carne de frango procedente de uma planta de produção no Brasil por causa do escândalo de adulteração de carne detectado pela Polícia Federal na Operação Carne Fraca, confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Agricultura do Japão.

A restrição afeta somente a importação de carne oriunda de uma das 21 plantas que estão sendo investigadas no caso, que revelou uma rede de propina integrada por agentes públicos e diretores empresariais que adulteravam carnes estragadas e as remetiam a mercados locais e externos.

O Japão também paralisará a importação de qualquer produto oriundo de alguma dessas 21 instalações, enquanto estuda adotar outras medidas, disse o porta-voz.

Quase 76% das importações de carne do Japão vieram do Brasil em 2015, cerca de 430 mil toneladas, explicou hoje o ministro porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva.

Dessa quantidade, 8.900 toneladas chegaram da única instalação afetada pelo escândalo que exporta ao Japão, por isso o governo japonês considera que o caso "não terá um impacto direto" no país asiático.

O Executivo japonês está considerando, no entanto, incrementar as restrições para garantir a segurança alimentar.

Hong Kong, China, União Europeia e Chile estão entre os países e regiões que já proibiram as importações de carne brasileira.

A Polícia Federal descobriu na semana passada que várias das principais empresas de proteína animal do país, com a cumplicidade de agentes públicos e diretores empresariais, "maquiaram" com produtos químicos carnes que estavam estragadas e não cumpriam com os requisitos para a exportação.

O governo federal atribuiu ontem as irregularidades a um crime de corrupção - a autorização aos produtos adulterados foi conseguida através de pagamento de propina - e não a um problema de saúde pública e de falta de controle sanitário.