Bolsas

Câmbio

Google aposentará Google Talk para reforçar Hangouts

Nova York, 24 mar (EFE).- Google Talk, o serviço de mensagens instantâneas lançado pelo gigante tecnológico em 2005 e que permite conversas entre os usuários do Gmail, será aposentado no dia 26 de junho para reforçar o aplicativo de videoconferência Hangouts, segundo anunciou a empresa nesta sexta-feira.

O blog oficial de atualizações de G Suite - uma coleção de aplicativos voltada ao âmbito empresarial - explica que os usuários receberão um aviso nas semanas anteriores à retirada para fazer a transição antes que o Hangouts substitua o Google Talk de maneira definitiva.

"Hangouts oferece melhores avanços em relação ao Google Talk, como videochamadas em grupo e integração com outros produtos", afirma a companhia.

Desde o lançamento do Hangouts, em 2013, o Google começou a substituir o Gtalk por este serviço, mas dava aos usuários a opção de continuar a utilizar o primeiro aplicativo.

Além da retirada do Talk, o Google prevê outras atualizações para o Gmail e a rede social Google+ que "tornam as coisas muito mais simples tanto para administradores de empresas como usuários".

Trata-se do Android Messages, que a empresa propõe como o serviço primário para entrar nas tradicionais mensagens de texto pelo Hangouts enquanto trabalha em inclui-lo "de forma nativa em dispositivos Android".

Esta mudança, que será feita no dia 22 de maio, segue o objetivo a longo prazo de "atualizar os SMS a serviços de comunicação enriquecidos (RCS), o próximo nível da mensagem das operadoras", assegura a companhia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos