IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Uruguai venderá banda larga na América do Sul após ligação de cabo com os EUA

25/03/2017 15h01

Montevidéu, 25 mar (EFE).- O Uruguai será o sexto fornecedor de banda larga na América do Sul após a finalização da instalação do cabo interoceânico de fibra óptica que unirá o país ao Brasil e aos Estados Unidos.

A Ministra da Indústria do Uruguai, Carolina Cosse, afirmou neste sábado que o trecho entre Brasil e EUA já está concluído. Assim que o cabo chegar ao país, haverá "muitas possibilidades" para o setor de tecnologia uruguaio na conectividade e na área comercial.

Cosse explicou que o cabo passará para o Brasil sem ser colocado na rede, medida que, se fosse adotada, geraria "atraso da informação" para os servidores instalados no Uruguai. Dessa forma, eles serão mais rápidos do que os brasileiros, segundo a ministra.

"Isso quer dizer que, quando uma empresa de software ou valor agregado estiver avaliando onde instalar seus servidores, se em São Paulo ou no Uruguai, por exemplo, será mais vantajoso fazê-lo no Uruguai", ressaltou a ministra.

Além disso, Cosse destacou que o Uruguai, através da estatal de telecomunicações Antel, realizou todos os trâmites legais para vender banda larga ao Brasil.

"Há cinco provedores na América do Sul deste tipo de serviços, a Antel seria o sexto e há lugar no mercado para seguir crescendo", afirmou a ministra.

O cabo submarino, que deve estar pronto no fim de 2017, tem 2.000 quilômetros de comprimento e seis pares de fibra óptica, e aumentará a largura de banda total dos sistemas existentes para 90 terabits por segundo, cerca de 15 milhões de vezes mais rápido do que um modem ligado em um cabo normal.

O projeto para a instalação desse cabo surgiu através de uma aliança entre a Antel e o Google. O cabo submarino uruguaio será ligado ao projeto Monet, que conectará a cidade de Santos, em São Paulo, a Boca Raton, na Flórida, nos EUA.