IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Banco do México eleva taxa de juros para 6,5%

30/03/2017 21h26

Cidade do México, 30 mar (EFE).- O Banco do México (Banxico) subiu nesta quinta-feira em 25 pontos percentuais a taxa de juros interbancária no país, para 6,5%, e informou em comunicado ter tomado a decisão por unanimidade em um momento em que "prevalece a incerteza no entorno externo".

Este é o segundo aumento de juros promovido em 2017 pelo Banxico e o sétimo desde dezembro de 2015. Em fevereiro, a instituição elevou a taxa em meio ponto percentual, uma decisão atribuída por analistas às incertezas com a chegada de Donald Trump à Casa Branca.

Desde essa decisão, "as condições nos mercados financeiros nacionais melhoraram significativamente" e o peso "teve uma valorização considerável" frente ao dólar, segundo o Banxico, alcançando seu melhor nível desde o triunfo de Trump nas eleições de novembro.

Embora haja uma melhora nos mercados financeiros, a economia mexicana continua enfrentando "um entorno muito complexo" por um desempenho global frágil e um aumento na volatilidade dos mercados financeiros internacionais nas últimas semanas, ainda de acordo com o comunicado do banco central mexicano.