Bolsas

Câmbio

Líderes tecnológicos lançam projeto para aumentar confiança no jornalismo

Nova York, 3 abr (EFE).- Um grupo de líderes tecnológicos, acadêmicos e filantrópicos, entre eles representantes de Facebook, Mozilla e Fundação Ford, lançou nesta segunda-feira uma iniciativa global para "avançar na alfabetização midiática, aumentar a confiança no jornalismo no mundo todo e melhorar a informação no discurso público".

A Iniciativa de Integridade nas Notícias (News Integrity Initiative) está financiada com US$ 14 milhões por um consórcio de 25 organizações, segundo anunciou em comunicado a Escola de Jornalismo da Universidade Pública da Cidade de Nova York (CUNY), coordenadora do projeto.

Através do apoio à pesquisa aplicada ao jornalismo e da organização de eventos protagonizados por especialistas na indústria, esta iniciativa pretende "ajudar as pessoas a formar juízos fundados sobre as notícias que leem e compartilham na rede", explicou a instituição.

As organizações fundadoras do projeto são Facebook, Craig Newmark Philanthropic Fund, Fundação Ford, Democracy Fund, John S. e James L. Knight Foundation, Tow Foundation, AppNexus, Mozilla e Betaworks.

Entre os participantes que contribuirão com eventos ou pesquisas há nomes como Unesco, Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano da Colômbia, London School of Economics e Jimmy Wales, fundador de Wikipédia.

O professor Dan Gillmor, da Universidade Estadual do Arizona, afirmou que a criação do consórcio surgiu de uma reunião sobre alfabetização midiática entre Facebook e esta instituição acadêmica há um mês.

"O anúncio de hoje envia uma forte mensagem que a alfabetização midiática importa. Não podemos melhorar só a produção de notícias. Necessitamos melhorar nós mesmos, ser melhores e mais ativos como usuários, consumidores e criadores de veículos de mídia", declarou.

Por sua parte, o responsável do Facebook para Associações com Veículos de Comunicação, Campbell Brown, destacou que o projeto quer oferecer à sociedade "as ferramentas necessárias para ser crítico com a informação que veem online".

Já Craig Newmark, fundador do portal Craigslist e do fundo filantrópico com seu nome, ressaltou que uma "imprensa confiável é o sistema imunológico da democracia", razão pela qual é preciso "defender as veículos de comunicação confiáveis e aprender a reconhecer o 'clickbait' (isca de cliques) e as notícias enganosas". EFE

nqs/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos