IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reis da Suécia e Temer estimulam laços comerciais bilaterais

03/04/2017 22h12

São Paulo, 3 abr (EFE).- O presidente Michel Temer e o rei da Suécia, Carl Gustaf XVI, participaram nesta segunda-feira em São Paulo de um encontro empresarial para reforçar os laços comerciais e as relações industriais entre ambos países.

O Fórum de Líderes Brasil-Suécia reuniu meia centena de empresários e autoridades dos dois países no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado de São Paulo.

Durante o encerramento do evento, Temer destacou o "dinamismo" das relações bilaterais entre Suécia e Brasil e a "associação estratégica" entre ambos países, especialmente no setor de defesa e aeronáutica.

Nesse sentido, lembrou a compra do Brasil de 36 aviões militares Gripen NG da companhia sueca Saab, no valor de US$ 5,4 bilhões.

"São mais de 200 empresas suecas no país, mas queremos mais. O que construímos deve inspirar novos avanços. Nosso comércio tem espaço para crescer e os investimentos, capacidade de expansão", afirmou Temer.

O presidente destacou ainda as "perspectivas" econômicas do Brasil e assegurou que o país "atravessa um período favorável para os investimentos privados".

"Estamos pondo em ordem as contas pública e pacificando o país para incentivar o investimento nacional e estrangeiro", acrescentou.

A economia brasileira se contraiu 3,8% em 2015, o pior resultado nos últimos 25 anos, e 3,6% em 2016, encadeando assim dois anos consecutivos em números vermelhos pela primeira vez desde a década de 1930.

Anfitrião do evento, o governador Geraldo Alckmin ressaltou a importância que São Paulo tem nas relações entre Suécia e Brasil, ao "contribuir com 40% dos laços comerciais entre ambos países".

"Em São Paulo as empresas suecas contam com todo apoio para o desenvolvimento de seus produtos, com tecnologia avançada e com suporte governamental, em um momento importante de retomada do crescimento econômico do Brasil", comentou Alckmin.

Por sua vez, sua esposa, Lu Alckmin, se encontrou com a rainha da Suécia, Silvia, a quem apresentou as ações sociais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, entidade que preside.

Os monarcas suecos participarão na terça-feira junto com Temer e sua esposa, Marcela, no Fórum Global da Infância, uma iniciativa que chega pela primeira vez à América do Sul e que também vai acontecer na capital paulista.

A agenda no estado de São Paulo será completada no dia 5 de abril com uma visita dos reis ao Centro de Projetos e Desenvolvimento dos caças modelo Gripen no município de Gavião Peixoto.

Por último, Temer oferecerá um almoço em Brasília na próxima quinta-feira em homenagem a Carl Gustaf XVI e Silvia, que voltarão à Suécia no dia seguinte.