Uruguai promove turismo sustentável em feira brasileira do setor

São Paulo, 5 abr (EFE).- O Uruguai promove o "turismo sustentável" na feira World Travel Market (WTM), uma das maiores do Brasil, país que representa para os uruguaios um mercado "extremamente importante", segundo disse nesta quarta-feira à Agência Efe a ministra de Turismo uruguaia, Liliam Kechichian.

A WTM começou na terça-feira e ocorre até a próxima quinta-feira em São Paulo como uma feira de negócios com a presença de ministros latino-americanos do setor do turismo e operadores privados de diversos países.

São esperados cerca de nove mil visitantes, de acordo com os organizadores. Em 2016, a feira gerou negócios avaliados em US$ 370 milhões.

O Uruguai conta com um estande na feira e sua apresentação tem o tango como protagonista devido à comemoração dos 100 anos de "La cumparsita", popular composição desse estilo musical criada pelo uruguaio Gerardo Matos Rodríguez.

Kechichian, que se encontra acompanhada de operadores privados e integrantes da prefeitura da cidade uruguaia de Maldonado, afirmou que é importante para o Uruguai se promover no Brasil porque este é um mercado que nos últimos anos saltou de 140 mil visitantes brasileiros para quase 500 mil anuais.

"O Brasil é um país muito extenso e São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre têm um conhecimento do que é o Uruguai. Há toda uma região do Nordeste onde é preciso ser feito um trabalho de capacitação dos operadores que vendem ao Uruguai e também de conhecimento de nossa marca e do que oferecemos", apontou.

De acordo com Kechichian, "estar nesta e em outras feiras do Brasil" é "realmente significativo" para o Uruguai por se tratar de um mercado "extremamente importante, o segundo depois do argentino".

A ministra comentou também que pela manhã fez uma apresentação perante a imprensa brasileira e internacional, "uma oportunidade de mostrar o Uruguai" e explicar suas linhas estratégicas, principalmente o turismo sustentável durante todo o ano.

No último dia da feira, Kechichian fará uma avaliação junto com os operadores uruguaios que a acompanharam, mas já ressaltou que até agora há uma ampla satisfação com a participação.

"Tivemos uma agenda muito intensa, tanto com a imprensa como com os próprios ministros", relatou.

Além disso, a ministra contou que na terça-feira participou de uma atividade cultural no Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde pode se referir ao país que representa devido à inauguração da mostra de um quadro do pintor uruguaio Pedro Figari.

Nesta quarta-feira, junto ao ministro de Turismo do Brasil, Marx Beltrão, e ao secretário de Turismo da Argentina, Alejandro Eloy Lastra, a ministra uruguaia participou da primeira "Mesa-Redonda Ministerial sobre Turismo como Ferramenta para o Desenvolvimento".

Na reunião foram abordados assuntos referentes ao desenvolvimento sustentável, às políticas públicas nacionais para o crescimento econômico, à inclusão social e à criação de emprego a partir do turismo.

A ministra voltará ao Uruguai após o término da feira no Brasil e na sexta-feira retomará o trabalho em Montevidéu para finalizar detalhes da Semana do Turismo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos