Bolsas

Câmbio

Espanha reafirma papel como conexão marítima entre América do Sul e Europa

São Paulo, 6 abr (EFE).- O ente público espanhol Puertos del Estado reafirmou nesta quinta-feira, durante o encerramento em São Paulo da feira internacional de logística Intermodal 2017, seu papel como centro de distribuição entre continentes.

A Puertos del Estado liderou a missão de autoridades portuárias da Bahía de Algeciras, Barcelona, Ferrol, Huelva, Las Palmas, Santa Cruz de Tenerife, Tarragona e Valência, que participaram durante os três dias da feira realizada no centro de convenções Expo Transamérica da capital paulista.

A participação na maior feira sul-americana do setor reforçou ainda os laços de cooperação e aproximação comercial com o Brasil, que, com mais de 18 milhões de toneladas, concentra cerca de 45% do comércio portuário espanhol com a América do Sul.

Sob a marca de 'Ports of Spain', e com o lema 'Once you're there, you're everywhere in Europe' ('Uma vez que você está ali, está em todas partes na Europa') se pretende consolidar a percepção da Espanha como a conexão ideal para atrair não só as mercadorias sul-americanas a esse país, mas também ao resto da Europa.

Além dos portos, o país ibérico participou da feira com empresas multinacionais como Aciona, Chemmed, Grupo Romeu, Hutchison e Noatum.

Outro dos objetivos da participação foi o de fomentar o aumento do tráfego dos portos espanhóis com os principais da América do Sul, com os quais a Espanha já movimenta mais de 41 milhões de toneladas, e como 'hub' de mercadorias em trânsito com o resto da Europa, que podem representar cerca de 10 milhões de toneladas.

O fluxo comercial com os países da América do Sul e Central, com 45,7 milhões de toneladas, representou 10% do total de movimentos de mercadorias dos portos espanhóis em 2016.

O presidente da Puertos del Estado, José Llorca, afirmou à Agência Efe que analisando esses números "o potencial" entre Espanha e América do Sul "é muito bom e grande" e destacou o papel do Brasil, que com 11,7 milhões de toneladas é o principal parceiro da Espanha na região.

No entanto, Llorca reconheceu que, como a balança comercial na troca com a Espanha favorece o Brasil, se pode potencializar mais a chegada de produtos espanhóis a território brasileiro.

Para Llorca, a Espanha quer continuar cumprindo seu papel "como 'hub' (centro de distribuição) privilegiado o transporte marítimo" entre ambos continentes e para a África, aproveitando o potencial e a "posição geográfica privilegiada" dos portos das Ilhas Canárias.

A 20ª edição da Intermodal, a maior feira na América do Sul do setor de comércio exterior, logística e transporte, abrigou em mais de 36.000 metros quadrados mais de 600 expositores de 30 países, 200 especialistas e recebeu mais de 45.000 visitantes.

Durante a feira, o ministro de Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella, se reuniu com o ministro-presidente de Flandres (região norte da Bélgica), Geert Bourgeois, e a ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino, com quem repassou separadamente a agenda comercial bilateral.

Quintella anunciou que, com a modernização de sete terminais portuários este ano, o Brasil deverá receber mais de R$ 1 bilhão em investimentos e antecipou que serão ofertadas para licitação projetos de ampliação ferroviária.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aproveitou o evento para apresentar o balanço depois do desembolso de R$ 412 bilhões destinados a projetos de infraestrutura nos últimos três anos.

Por sua vez, a companhia britânica Peel Ports expôs na feira o potencial de seus portos, como o recém inaugurado terminal de cargas em Liverpool, para incentivar o aumento do comércio entre América Latina e Reino Unido após decidir sua saída da União Europeia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos