Inflação nos EUA cai 0,3% em março

Washington, 14 abr (EFE).- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de março nos Estados Unidos caiu 0,3% em relação ao mês precedente, enquanto subiu 2,4% na taxa interanual, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo governo americano.

A inflação subjacente, que exclui os preços da energia e dos alimentos por sua volatilidade, se situou em -0,1%, enquanto que, na comparado com março do ano passado, se registrou um aumento de 2%.

O aumento interanual dos preços nos EUA foi menor que o 2,7% registrado em fevereiro, apesar de os preços do combustível e da energia continuarem em alta, e abaixo do esperado pelos analistas.

Na comparação de março frente a fevereiro, a maior queda dos preços foi registrada na gasolina, com uma redução de 6,2%, bem como nos carros usados (0,9%) e no vestuário (0,7%).

Praticamente apenas os preços dos alimentos (0,5%) e do transporte (0,4%) aumentaram em março nos Estados Unidos.

Nos 12 meses até março os preços da gasolina acumularam cerca de 20% de aumento no país, enquanto que também aumentaram em menor medida o custo de serviços médicos, moradia e transporte.

A queda da inflação em março nos EUA é maior que a esperada e poderia indicar uma tendência de baixa dos preços, apesar de o Federal Reserve (Fed, banco central americano) se fixar em outro indicador, mais baseado no consumo, para determinar sua política monetária.

A despesa dos consumidores americanos, que representa dois terços do Produto Interno Bruto (PIB), se reduziu em fevereiro levemente, enquanto que o indicador de inflação utilizado pelo Fed se mantém ligeiramente acima de 2%, o objetivo fixado pelo banco central americano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos