Bolsas

Câmbio

Trump viajará em novembro a Vietnã e Filipinas para cúpulas de APEC e ASEAN

Washington, 20 abr (EFE).- O presidente americano, Donald Trump, viajará em novembro ao Vietnã, para a cúpula de líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), e às Filipinas, para as cúpulas do Sudeste Asiático e de líderes dos Estados Unidos e a Associação de Nações do Sudeste de Ásia (ASEAN).

"O presidente está comprometido a visitar o Vietnã para a cúpula de líderes do APEC e às Filipinas para a cúpula de EUA-ASEAN e a do Sudeste Asiático, todas elas em novembro", disse nesta quinta-feira a jornalistas o subsecretário adjunto de Estado americano para o Sudeste Asiático, Patrick Murphy.

"É um anúncio importante e muito bem-vindo a nossos aliados de lá", acrescentou Murphy, que detalhou que o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, tinha antecipado esse anúncio a representantes da região durante uma visita hoje à sede da ASEAN em Jacarta (Indonésia).

O APEC é formado por 21 economias que somam mais da metade do produto interno bruto (PIB) global e ao qual pertencem EUA, Canadá, Rússia, Japão e Austrália, entre outras nações.

A ordem de Trump de retirar os EUA do Tratado Transpacífico (TPP), um acordo comercial ao qual pertenciam vários dos membros do APEC, levantou dúvidas na região sobre o interesse americano nesse fórum econômico.

Murphy assegurou hoje que essa saída do TPP "não muda o compromisso (dos EUA) com a região".

"Queremos expandir o comércio (com a região), e queremos fazê-lo de forma que seja livre, mas também justa", ressaltou Murphy.

Para comparecer às cúpulas da ASEAN e do sudeste asiático, Trump deve visitar as Filipinas, cujo líder, Rodrigo Duterte, gerou polêmica em todo o mundo com sua sangrenta campanha contra as drogas, mas que também elogiou o atual presidente americano.

Murphy também anunciou que o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, visitará as Filipinas em agosto "para uma série de reuniões internacionais e ministeriais".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos