IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump afirma que haverá "grande anúncio" sobre plano fiscal na quarta-feira

21/04/2017 16h57

Washington, 21 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que haverá um "grande anúncio" sobre seu esperado plano de reforma fiscal na próxima quarta-feira, aparentemente dando a entender que pretende apresentá-lo nesse dia.

"Teremos um grande anúncio na quarta-feira que tem a ver com a reforma fiscal", antecipou Trump no Departamento do Tesouro após assinar uma ordem executiva e dois memorandos para revisar as políticas impositivas e financeiras de seu predecessor na Casa Branca, Barack Obama.

Trump já fixou data em outras ocasiões à divulgação de sua reforma fiscal, da qual os mercados financeiros esperam detalhes há meses.

Seu secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, também se referiu hoje ao plano de reforma fiscal durante uma conferência na Casa Branca e destacou que o governo está "muito perto" de finalizá-la e divulgá-la.

O governo havia fixado inicialmente o mês de agosto como meta para conseguir a aprovação da reforma fiscal no Congresso, mas Mnuchin disse ontem que isso será alcançado "antes do fim do ano".

"O grande plano de reforma fiscal pagará por si mesmo (...) através do crescimento econômico que gerará", ressaltou Mnuchin na quinta-feira em uma conferência do Instituto Internacional de Finanças em Washington para tentar acalmar as dúvidas de que os prometidos cortes de impostos contribuirão para diminuir o déficit e a avultada dívida dos EUA.

Mnuchin citou como prioridades da reforma fiscal de Trump, sobre a qual frisou que será a maior desde a década de 1980, "a simplificações dos impostos pessoais, os cortes para a classe média e o favorecimento à competitividade das empresas".