Bolsas

Câmbio

Iberia destaca digitalização para transformar modelo de negócio

São Paulo, 24 abr (EFE).- O presidente da companhia aérea espanhola Iberia, Luis Gallego, destacou nesta segunda-feira em São Paulo o papel da digitalização para transformar o modelo de negócio da empresa, que em 2012 atravessou por uma de suas crises mais complexas.

"A digitalização está transformando o modelo de negócio de muitas companhias e, na aviação, sofremos uma revolução constante. A digitalização fez o modelo de negócio tradicional ser questionado", declarou Gallego durante sua participação no I Fórum Espanha-Brasil.

Com a contribuição da digitalização, segundo Gallego, "se tem um maior conhecimento do que quer e do que não quer o cliente", cujos números aumentaram depois do "fenômeno do baixo custo que começou há 20 anos".

"No caso concreto da Iberia, em 2012 (a empresa) estava em uma situação crítica, à beira do desaparecimento, e tivemos que lançar um plano para transformar a economia e o que era transversal era a parte da digitalização, que levou a uma mudança cultural", acrescentou.

Para o executivo, "a digitalização nos levou a melhorar a qualidade dos investimentos com processos mais simples e eficazes, diminuindo custos de produção, e a conhecer melhor nosso cliente e oferecer serviços que antes não podíamos".

"O avião está conectado e as conexões sem fios têm velocidade para ter streaming (televisão ao vivo) a bordo. O mundo mudou. Agora se pode viajar trabalhando, coisas que eram impensáveis", ressaltou.

Assim, na opinião de Gallego, "a digitalização está transformando o negócio da aviação, transformando oportunidades e definitivamente é o modelo ao qual estamos chegando".

Por sua parte, o vice-presidente da Embraer, Gustavo Teixeira, evocou o "nexo histórico entre Brasil e Espanha no setor da aeronáutica".

Nesse sentido, salietou que "a inovação tecnológica é a que nos vai permitir enfrentar os desafios no futuro. O mercado é global, antes olhávamos para o nível nacional ou regional, e agora, com a contribuição da tecnologia, o vemos como um todo".

Na mesa de debate sobre a economia digital, a partir da relação estabelecida entre ambos países, também falaram pelo lado brasileiro o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, e o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O evento será encerrado pelo presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, que nesta manhã foi recebido em Brasília pelo presidente Michel Temer, no marco de uma visita oficial de dois dias com um marcado enfoque econômico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos