Bolsas

Câmbio

Mais de 70 empresas espanholas exploram chances de investimento no Brasil

São Paulo, 25 abr (EFE).- Um total de 71 empresas espanholas e mais de 200 empresários e organismos brasileiros se reuniram nesta terça-feira em São Paulo para estreitar laços e identificar novas oportunidades de investimento, em um fórum inaugurado pelo presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy.

No marco do Encontro Empresarial Espanha-Brasil, organizado pelo Instituto Espanhol de Comércio Exterior (ICEX), empresas de ambos países exploraram novas possibilidades de mercado em alguns setores estratégicos, como o aeronáutico, o de energias renováveis, infraestruturas e meio ambiente.

A secretária de Estado de Comércio da Espanha, María Luisa Poncela, também presidente do ICEX Espanha Exportação e Investimento, assegurou hoje que o encontro servirá para "aprofundar as relações de uns com outros", avaliar "as oportunidades no mercado brasileiro" e analisar "os casos de sucesso das empresas espanholas".

O fórum contou com representantes de 71 companhias espanholas - metade delas pequenas e médias empresas -, que ao longo do dia participarão em diferentes painéis, mesas setoriais e rodas de negócio individual.

De acordo com dados oficiais, a Espanha é o segundo maior investidor no Brasil, com capitais acumulados que alcançaram US$ 64 bilhões em 2016; e, além disso, o país é o terceiro maior destino dos investimentos diretos espanhóis no mundo.

Além disso, a balança comercial entre os dois países chegou no ano passado a US$ 5,2 bilhões.

No encontro empresarial também participaram o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e o ministro de Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, que destacaram a agenda "reformista" do presidente Michel Temer para deixar para trás a profunda crise econômica.

O PIB brasileiro caiu 3,6% no ano passado e 3,8% em 2015, acumulando assim dois anos consecutivos em números vermelhos pela primeira vez desde a década de 1930.

Ambos ministros também ressaltaram a sintonia econômica e política entre Espanha e Brasil e, da mesma forma que o presidente do governo espanhol, salientaram a necessidade de impulsionar as negociações entre União Europeia (UE) e Mercosul.

Paralelamente, o Encontro Espanha-Brasil acolherá hoje um evento centrado nas empresas emergentes, organizado pelo ICEX com o apoio da Câmara Oficial de Comércio no Brasil, que amanhã têm previsto um novo seminário.

A visita de Rajoy ao Brasil teve um claro enfoque econômico, já que, além de participar no encontro desta terça-feira, na véspera o governante encerrou em São Paulo o I Fórum Espanha-Brasil e participou no anúncio de um cabo submarino de telecomunicações que unirá os dois países a partir de 2019.

Após cumprir sua agenda no Brasil, Rajoy partiu hoje rumo a Montevidéu para uma visita oficial ao Uruguai.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos