IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cazaquistão desenvolverá plano nacional para atrair investimento

27/04/2017 12h30

Astaná, 27 abr (EFE).- O Cazaquistão estimulará a fidelização de investidores estrangeiros para que invistam em novos projetos no país, informou nesta quinta-feira o primeiro-ministro cazaque, Bakytzhan Sagintayev.

Durante a apresentação do projeto do Plano Nacional de Investimento, Sagintayev expôs perante um grupo de chefes de missões diplomáticas credenciados em Astana que uma das prioridades é que "os investidores que vieram ao Cazaquistão nos anos 90 fiquem e invistam mais".

Segundo o primeiro-ministro, o plano pretende atrair e consolidar investimentos estrangeiros e será desenvolvido de forma conjunta pelo governo cazaque e o Banco Mundial no final de junho.

"Temos que criar as condições favoráveis para o investimento e o aumento do mesmo", afirmou Sagintayev.

Segundo o ministro de investimento e desenvolvimento cazaque, Zhenis Kassymbek, no final de 2016 a afluência bruta de investimentos estrangeiros diretos ao Cazaquistão aumentou 40% com relação a 2015 e chegou a US$ 20,6 bilhões, com as indústrias mineira e manufatureira, o fornecimento de energia e as tecnologias da informação como as áreas de maior crescimento.