IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Greve faz São Paulo amanhecer sem transportes públicos e com vias bloqueadas

28/04/2017 07h10

São Paulo, 28 abr (EFE).- São Paulo, a maior cidade do país, amanheceu nesta sexta-feira sem transporte público e com bloqueios em algumas das principais vias, em um dia de greve geral promovida pelos sindicatos contra as reformas propostas pelo presidente Michel Temer.

Ainda de madrugada, os manifestantes fizeram barricadas com pneus em uma das vias que dão acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, e lhe atearam fogo com o objetivo de evitar a passagem dos veículos.

A pista foi liberada pela polícia, que entrou em confronto com algumas pessoas que participavam do protesto, promovido pelo sindicato da aviação e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Também houve paralisações em outras importantes vias do estado, como a Rodovia Presidente Dutra, une São Paulo ao Rio de Janeiro.

A maioria dos maquinistas dos trens de São Paulo atenderam a convocação dos sindicatos durante o dia de protesto, enquanto o metrô funciona parcialmente, com somente uma de suas linhas circulando normalmente.

Por conta da paralisação do transporte público, a prefeitura de São Paulo suspendeu provisoriamente a lei que restringe a circulação de veículos particulares e fechou acordos com algumas companhias de táxis para reduzir as tarifas durante a greve.

Alguns trabalhadores desistiram de chegar aos seus respectivos trabalhos por conta da dificuldade de utilizar o transporte público e algumas empresas fretaram ônibus para buscar seus funcionários.

No Rio de Janeiro, as paralisações foram parciais, da mesma forma como em outras cidades do país, onde manifestações estão previstas ao longo do dia, em uma demonstração de força dos sindicatos e movimentos sociais que convocaram a "greve geral" contra o Governo Temer.

Em São Paulo, planejam seguir até a residência de Michel Temer, quem quando substituiu a ex-presidente Dilma Rousseff, no ano passado, fez uma profunda agenda de reformas de ajuste fiscal que gerou um grande descontentamento em alguns setores da população.