IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump assina ordem que possibilita abertura de mais poços de petróleo

28/04/2017 14h15

Washington, 28 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira uma ordem executiva que revisará as proibições para explorações de petróleo nas costas do país, o que pode abrir áreas do Ártico e do Golfo do México a novos poços.

Trump assegurou na assinatura do decreto que um de seus objetivos é pôr fim às proibições criadas pelo governo de Barack Obama (2009-2017) às prospecções nas regiões do Ártico, no Alasca, algo que, em sua opinião, criará novos empregos.

A ordem revisará todas as concessões públicas para a indústria do gás e do petróleo, e considerará eliminar regulamentos que limitam a instalação de poços de petróleo ou de gás, bem como instalações de energias renováveis em águas federais protegidas.

"Trump é aparentemente o único que confia nosso litoral aos gigantes do petróleo, apesar do fato de que falharam uma e outra vez. Trump quer reverter permanentemente as proteções do Oceano Ártico", assegurou a organização ambientalista Sierra Club em comunicado.

A Sierra Club é um dos organizadores de uma marcha contra as políticas de Trump que afetam o meio ambiente neste sábado em Washington, da qual se esperam que participem milhares de pessoas.

A ordem assinada hoje é um novo passo por parte do Governo de Trump para favorecer a indústria dos hidrocarbonetos, eliminar normas em emissões e proteção do meio ambiente com o objetivo, segundo o presidente, de criar mais empregos.

Trump esteve acompanhado na assinatura pelo secretário de Interior, Ryan Zinke; pelo secretário de Comércio, Wilbur Ross; e pela senadora republicana pelo Alasca Lisa Murkowski.