Bolsas

Câmbio

Milhares de pessoas gritam em Lisboa que o trabalho "é um direito"

Lisboa, 1 mai (EFE).- Milhares de pessoas marcharam nesta segunda-feira em Lisboa por causa do Dia dos Trabalhadores, em uma jornada na qual os cidadãos reivindicaram que o trabalho "é um direito" e afirmaram que seguirão se mobilizando para defender as conquistas sociais.

"A luta continua", "Maio está na rua" e "É urgente, é necessário, o aumento do salário", foram alguns dos gritos dos manifestantes, que percorreram várias das principais avenidas da cidade.

A mobilização foi convocada pela maior central sindical do país, a Confederação Geral de Trabalhadores Portugueses, de orientação comunista, cujo líder, Armenio Carlos, alertou no domingo que não exclui uma greve geral se não se houver um claro giro à esquerda por parte do Governo socialista.

Perguntada sobre esta possibilidade, Caterina Martins, a coordenadora do marxista Bloco de Esquerda - um dos parceiros parlamentares do Executivo -, recusou se pronunciar, embora tenha considerado que os sindicatos "farão sua parte" no que diz respeito a avançar em direitos trabalhistas.

"Estamos atrasados na concretização dos acordos que se realizaram para combater a precariedade", disse Martins a jornalistas antes de participar da manifestação, e acrescentou que "é necessária, naturalmente, uma vontade política para avançar mais".

Em paralelo à manifestação de Lisboa, outro grande sindicato do país, a União Geral de Trabalhadores, de orientação socialista, desenvolveu seus atos na cidade de Viana de Castelo, no norte de Portugal.

"Crescimento, Emprego, Mais Justiça Social" foi o lema deste sindicato, cujo secretário-geral, Carlos Silva, fez especial empenho na defesa dos trabalhadores da administração pública.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos