Bolsas

Câmbio

Sindicados libaneses pedem reformas políticas no Dia do Trabalho

Beirute, 1 maio (EFE). - Centenas de sindicalistas e membros do Partido Comunista Libanês (LCP) se manifestaram nesta segunda-feira, Dia Internacional do Trabalhador, com críticas aos políticos e exigindo reformas.

"Não à corrupção", "Existirão mudanças e nós triunfaremos", eram alguns das frases escritas nos cartazes dos manifestantes que se concentraram no bairro Wata al-Mousseitbeh, de onde partiram rumo à Praça Riad El-Solh, no centro de Beirute.

A organização do grupo adiantou que pode organizar outro protesto no próximo dia 15 para pressionar o parlamento a votar a favor de uma nova lei eleitoral, de cuja aprovação depende da convocação de eleições legislativas. O parlamento tentou adiar a votação por falta de consenso e tentou prorrogar seu mandato pela terceira vez consecutiva.

O presidente da Federação Nacional dos Sindicatos de Operários e Empregados do Líbano (Fenasol), Castro Abdallah, defendeu que é mais do que necessário uma lei eleitoral justa.

"Os corruptos querem que nos rendamos. Conspiram contra nós. Não aceitamos mais ficar em silêncio sobre os crimes que comentem contra a gente", afirmou.

Está previsto que o parlamento, cujo mandato expira em 20 de junho, se reúna no dia 15 para votar uma nova lei eleitoral que serviria para realizar as eleições legislativas e evitar assim a prorrogação do mandato. As últimas eleições parlamentares aconteceram em 2009. Em 2013 e 2014, os deputados prorrogaram a permanência por falta de acordo para umas novas eleições.

A lei eleitoral libanesa, que data de 1960, é baseada em um sistema confessional. Com isso, os candidatos são escolhidos em razão de sua religião, em um país onde existem 19 comunidades religiosas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos